Estima-se que cerca de 8% das pessoas com 12 anos ou mais apresentaram depressão (sintomas depressivos moderados ou graves) nas últimas duas semanas. Nem sempre é fácil identificar os sinais da depressão, os sintomas da depressão.
Vamos listar abaixo os 10 sinais mais importantes. Lembramos que é importante buscar ajuda profissional, se a pessoa relatar muitos destes sinais. Ou, mesmo relatando poucos, esses sintomas forem muito fortes.
Muitos de nós se sentiriam tristes, solitários ou deprimidos quando enfrentamos certos eventos que mudam a vida em nossas vidas. É uma resposta normal às lutas da vida. No entanto, quando esses sinais da depressão se tornam persistentes e esmagadores e começam a afetar sua função diária, isso pode definitivamente impedi-lo de levar uma vida normal e saudável. Pessoas diferentes com depressão apresentariam sintomas diferentes.
Humor deprimido quase todos os dias
Uma pessoa está andando no caminho do jardim, sua cabeça fica baixa e caminha muito lentamente e desanimadamente.
Você já notou uma mudança drástica no comportamento e humor de seus entes queridos? De repente você nota que a pessoa pareceria chorosa e sombria. O sentimento de tristeza, vazio e desesperança é um dos critérios diagnósticos listados no DSM-5, no qual a pessoa estaria experimentando quase todos os dias por 2 semanas ou mais (Associação Americana de Psiquiatria, 2013).
Diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades
Você já se perguntou por que sua melhor amiga que adora ir à livraria com você, de repente recuando em sua concha quando você a convidou para acompanhá-lo a uma feira de livros? Ela recusou seu convite, ao invés de deitada na cama dela o tempo todo.
Sua amiga pode estar experimentando anedonia (desinteresse pelas atividades cotidianas), na qual ela de repente perdeu interesse ou prazer em atividades que ela gostava anteriormente. Anedonia também é um dos sinais da depressão.
Perda significativa de peso ou ganho de peso
Você finalmente voltou para sua cidade natal para as férias de verão depois de alguns meses estudando em sua universidade. Você convidou seu amigo do colegial para uma xícara de café na cafeteria da cidade para um bate-papo casual, mas você nota que ele parece sempre tão magro e magro, um olhar bem diferente comparado com o que você o viu há alguns meses.
Pode haver uma chance de seu amigo de escola estar tendo depressão. A depressão pode afetar o padrão alimentar de uma pessoa; pode causar perda significativa de peso ou ganho de peso. Quanta mudança de peso seria preocupante? De acordo com um dos critérios do Transtorno Depressivo Maior no DSM5, uma mudança de peso de mais de 5% em um mês seria totalmente significativa (Associação Americana de Psiquiatria, 2013).
Diminuir ou aumentar o apetite quase todos os dias: sinais da depressão
Um cara gordo está sentado na mesa de jantar, enquanto devora vorazmente uma grande quantidade de comida, enquanto uma garota magra está sentada ao lado dele, sua cabeça está pendurada, ela nem sequer toca ou olha para a comida na frente dela.
Estar deprimido de alguma forma pode mudar a relação de uma pessoa com a comida. Para algumas pessoas com depressão, isso significa uma perda de apetite, enquanto para outras, a quantidade que você come pode aumentar.
Muitas pessoas com depressão perdem energia e interesse. Isso pode incluir uma perda de interesse em comer.
Para alguns, a náusea pode ser um dos sinais de depressão. Para outros, a perda de apetite.
A depressão também pode resultar em alimentação emocional, um evento comum em que a necessidade de comer não está associada à fome física, em vez disso a alimentação emocional está comendo em resposta à fome emocional.
Quando os pacientes comem em resposta às suas emoções, eles são acalmados pelo alimento à medida que altera o equilíbrio químico no cérebro, produz uma sensação de plenitude que é mais confortável do que um estômago vazio, e melhora o humor através da associação positiva com tempos mais felizes.
Insônia ou hipersônia podem ser sinais da depressão
A pessoa está se virando e virando a cama, aparentemente incapaz de dormir. A mente dela está correndo. Sim, de fato, pessoas com depressão podem experimentar várias noites que só dormiram depois de ficarem acordadas por mais tempo do que se lembravam.
Era o tipo de privação do sono que é doloroso. Eles acham difícil cair e permanecer dormindo, apesar de estarem cansados, uma condição conhecida como insônia. Às vezes, eles podem dormir excessivamente durante o dia que geralmente não está relacionado a ter uma boa noite de sono, uma condição conhecida como hipersônia.
Tanto a hipersônia (sono excessivo) quanto a insônia são distúrbios do sono caracterizados pela interrupção dos padrões normais de sono. Ambos podem ser sinais de depressão.
Agitação psicomotora ou retardo
Às vezes, a depressão também pode aparecer como desaceleração ou perda de movimento espontâneo. Você também pode notar que seus entes queridos têm uma pele sem vida sem expressão emocional. Isso é conhecido como retardo psicomotor.
Há agitação psicomotora, que está do lado oposto do espectro. Isso pode assumir muitas formas, e geralmente envolve movimentos e comportamentos repetitivos, sem propósito ou não intencionais.
Fadiga ou perda de energia como sinais de depressão
Às vezes, uma pessoa deprimida pode sentir fadiga ou perda de energia. É quase como se estivessem se afogando na parte mais profunda do fundo do oceano. É o dia em que a pessoa nem quer se levantar.
Ele ou ela nem quer se mexer. Estar na cama parece ser a única coisa que eles querem fazer naquele momento.
Sentimento de inutilidade, culpa excessiva ou inadequada
Um homem está sentado contra sua cama, lágrimas escorrem pelo seu rosto, enquanto ele está ruminando sobre as coisas que aconteceram naquele dia de trabalho, culpando-se pelo que havia acontecido em seu local de trabalho.
Uma pessoa que está passando por depressão pode sentir culpa inútil e excessiva ou inapropriada. A culpa quase parece gelo no intestino. Pode estar queimando quente lá fora, mas ele ainda estaria congelado por dentro.
Capacidade diminuída de pensar e se concentrar
Uma mulher está sentada na frente do computador, aparentemente ela parece perdida em seus próprios pensamentos, incapaz de se concentrar na tarefa em questão.
O cérebro dela parece estar em baixo, como se estivesse cheio de areia molhada. Ela tenta direcionar sua mente para a tarefa em questão. O foco se torna extremamente difícil. Ela está experimentando um dos sintomas comuns da depressão que é a capacidade diminuída de pensar e se concentrar. Esse hábito de pensar deprimido cria uma espécie de “ruído” interno que pode fazer com que esses problemas se tornem intensos ou crônicos.
Além disso, como pai, você pode notar que seu filho tem um declínio repentino no desempenho escolar, o que pode estar associado à perda na capacidade de se concentrar e se concentrar na tarefa.
Pensamentos recorrentes de morte ou ideação suicida
Um jovem está parado na beira da montanha, ele está levantando um de seus pés, pronto para cair no penhasco, e na escuridão perpétua.
A depressão também tem um alto risco de suicídio. Pessoas deprimidas podem estar pensando na morte e procurando métodos para acabar com suas vidas. Eles também podem estar envolvidos em comportamentos de risco, como dirigir através de luzes vermelhas. Eles poderiam estar dizendo coisas como “Seria melhor se eu não estivesse aqui”.
Se você ou alguém que você conhece mostrar algum dos sinais de depressão acima, por favor entre em contato com um profissional de saúde mental.