Como controlar as emoções: 5 dicas

Será que é possível saber como controlar as emoções? Todas as vezes, não. Mas muitas vezes é possível, basta assumir uma parte da responsabilidade e não culpar as outras pessoas pelas suas explosões emocionais. Vamos avaliar 7 dias que podem ajudar a entender e controlar as emoções.

Há nuances em cada emoção, e durante qualquer momento, você pode experimentar sentimentos contraditórios. A esquiva de suas emoções pode causar ansiedade e estresse sem que você saiba por quê. Muitas vezes, a busca de entender por que pode levá-lo pelo caminho da ruminação e do pensamento negativo.

Embora a ruminação e o pensamento negativo possam exacerbar os problemas de saúde mental, no geral, é um problema em si. Embora a ruminação e o pensamento negativo possam se transformar em um hábito inconsciente, algumas técnicas podem ajudá-lo a encontrar um equilíbrio entre ignorar suas emoções e se sentir sobrecarregado por elas.

Dicas para saber como controlar as emoções

 

Tenha um diário

Ser capaz de processar suas emoções começa com a conscientização delas. Uma ferramenta popular é o diário. Muitos especialistas recomendam escrever sobre como controlar as emoções, pois tem sido mostrado para reduzir o estresse. Um estudo publicado em 2005 na Austrália recapitulou os muitos benefícios imediatos e a longo prazo. De acordo com estudos anteriores, alguns dos benefícios físicos objetivos da revista são a melhoria da saúde física, como pressão arterial, função hepática e melhor sistema imunológico.

Embora existam evidências inconsistentes sobre se a revista pode ou não melhorar os sintomas psicológicos, um estudo de 2003 descobriu que a escrita expressiva foi benéfica para aqueles com alexitimia, que tem características semelhantes encontradas entre pacientes com transtornos psicossomáticos ou de personalidade limítrofe.

Manifeste sua emoção de alguma forma

Outro estudo de uma universidade dos EUA em 2016 mostrou que expressar suas emoções através da escrita, da conversa ou de outro meio, melhorou a saúde mental dos estudantes que eram refugiados.

A chave para o sucesso do diário depende da forma como você faz o diário. Um método de sucesso foi escrever sobre seus pensamentos e sentimentos mais profundos sobre uma questão emocional que afetou sua vida.

Enquanto escrevo ou converso, o objetivo é deixar ir.

Permita que seus pensamentos e palavras não sejam perturbados. Não se preocupe com sintaxe ou gramática. Apenas escreva. No mundo da teoria da arte e da história, esse processo de diário é muito semelhante ao automatismo. Um conceito que começou no movimento dada e mais tarde foi usado na arte surrealista.

Se você não se sentir confortável escrevendo seus pensamentos, encontre uma saída diferente. Há muitas maneiras diferentes de se expressar.

Fixe-se em si mesmo

Outra boa ferramenta para se tornar mais consciente de suas emoções está se tornando mais fundamentada em seu corpo. Isso pode envolver qualquer coisa, desde fazer yoga até focar em coisas táteis (como coisas que você pode tocar, ouvir ou cheirar).

O aterramento é uma palavra para “fixar-se em si mesmo”. Ajuda você a ficar mais sintonizado com as manifestações físicas de como controlar as emoções. Portanto, mais consciente de quando algo está se sentindo mal.

Algumas técnicas úteis para ajudá-lo a se fixar incluem respirar profundamente, colocar as mãos na água ou se concentrar em seus passos enquanto dá uma pequena caminhada.

Faça uma Terapia Psicanalítica ou Comportamental

Participar da terapia é uma ótima maneira de aprender mais sobre como controlar as emoções. A terapia é uma forma de tratamento que tem sido usada para tratar depressão, transtornos de ansiedade, problemas de abuso de substâncias, problemas conjugais, distúrbios alimentares, bem como outros problemas de saúde mental.

Os princípios centrais da terapiasão que algumas distorções psicológicas são, em parte, baseadas em padrões ou comportamentos de pensamento defeituosos ou inúteis e que aqueles com distorções psicológicas podem aprender melhores maneiras de lidar e, assim, aliviar seus sintomas.

Em um espaço seguro e com um terapeuta, você pode variar desde fazer terapia de exposição até aprender a acalmar e ouvir sua mente.

Compaixão por si mesmo para entender como controlar as emoções

Nesta jornada de aprender a processar suas emoções, tente ser compassivo consigo mesmo. Pode ser frustrante às vezes porque você quer ser capaz de articular o que você está sentindo, mas ser paciente consigo mesmo. Aprender a processar suas emoções é como aprender a falar uma nova língua.

Não vai acontecer da noite para o dia que você vai saber como controlar as emoções.

Embora o diário ou o aterramento não sejam cura-tudo, eles podem ajudá-lo a ficar mais sintonizado com suas emoções. Para desenvolver o vocabulário para o que você está sentindo, recomendo procurar um terapeuta. Terapeutas são ótimos recursos para aprender o vocabulário adequado para lidar com suas emoções. Uma dica é ler sobre psicologia.

Se revistar ou ler artigos de psicologia densos não é a sua coisa, você pode tentar meditar, dar uma caminhada ou se dedicar à aromaterapia, reiki, yoga, medicina chinesa, mindfulness, psicanálise e outras técnicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *