A psicologia pode salvar vidas: 8 formas

Você sabe que há essa impressão de que quando você é um estudante de psicologia, você se torna um leitor de mentes instantâneas? Às vezes as pessoas têm essa suposição de que, como a psicologia pode salvar vidas, portanto você deve saber o que está passando pela cabeça do outro.

Mas isso nem sempre é o caso, a verdade é que as pessoas que têm conhecimento em psicologia apenas têm uma compreensão mais profunda e clara sobre a resposta de outra pessoa em relação ao seu ambiente.

A importância da psicologia nos dias atuais

O conhecimento em Psicologia pode ser salvador, pois pode dar proteção contra jogos mentais, armadilhas emocionais, viagens de culpa, viagens de poder e relacionamentos abusivos e o mais importante: a psicologia pode salvar vidas.

Além disso, como um curso de psicologia você é mais receptivo aos sentimentos dos outros, especialmente para aqueles que precisam de ajuda.

As 8 maneiras que a Psicologia pode salvar vidas.

  1. Se você tem um conhecimento em psicologia, você pode ter a capacidade de refletir e se desprender de uma situação terrível. Portanto ter essa habilidade ajuda você a desenvolver um senso mais forte de si mesmo que pode salvá-lo do efeito negativo do pensamento excessivo.
  2. Se você tem um conhecimento em psicologia, você pode desenvolver uma autoconsciência confiável dessa forma ninguém pode influenciar sua autoestima. Dessa maneira, você não duvidará de si mesmo.
  3. Se você tem um conhecimento em psicologia, você pode ser mais introspectivo ao fazer uma escolha de vida. Com isso, ter essa habilidade ajuda você a dar um passo atrás para olhar para o quadro geral, analisando melhor as situações e evitando a ansiedade.
  4. Se você tem um conhecimento em psicologia, você pode ser mais enfático para as pessoas que passam por momentos difíceis na vida. Ter essa habilidade pode ajudá-lo a praticar compaixão por outra alma, enfrentando pessoas que intimidam, por exemplo.
  5. Se você tem um conhecimento em psicologia, você pode tomar uma decisão prática em situações críticas. Portanto ter essa habilidade ajuda a resolver problemas desafiadores porque você sabe o quão poderosas as palavras podem ser. Um exemplo disso é como você fala sobre si mesmo.
  6. Se você tem um conhecimento em psicologia você é capaz de desacelerar uma situação perigosa. Assim sendo, ter essa habilidade pode ajudá-lo a praticar paciência e ser um ouvinte ativo que pode fazer de você um grande comunicador.
  7. Se você tem conhecimento em psicologia, você pode entender mudanças no comportamento humano. Ter essa habilidade ajuda você a decodificar uma pessoa para não levar as coisas para o lado pessoal. Visto que comportamentos como mau humor, apatia, mudanças de personalidade, comportamentos antissociais e dificuldade linguística podem fazer parte de algo que eles estão passando. Comportamento e personalidade muitas vezes mudam com demência para pessoas velhas e doentes, e geralmente são efeitos colaterais da medicina.
  8. Se você tem um conhecimento em psicologia, você pode entender o impacto da boa prática parental para a humanidade. Uma Relação Pai-Filho é aquela que alimenta o desenvolvimento físico, emocional e social da criança. Essa relação estabelece as bases para a personalidade da criança, escolhas de vida e comportamento geral.

Diferenciação da psicologia e outros assuntos

O que diferencia a Psicologia de outros assuntos é que muitas pessoas parecem ter essa noção de que o que é aprendido estudando  psicologia nas instituições de ensino são partes de informação de “bom senso”, fazendo com que as pessoas descartem o curso como desnecessário.

Psicologia da aprendizagem

A parte mais importante da psicologia da aprendizagem é saber que os comportamentos humanos e a visão do mundo, do passado e do futuro e da humanidade são todos coloridos por muitos fatores diferentes de dentro da pessoa e ao seu redor dela também.

Quando a psicologia pode salvar vidas e abrir a mente das pessoas?

Assim que uma pessoa explica o atraso de aprendizagem de uma criança como resultado do “QI baixo”.

No momento em que uma pessoa reclama que pessoas com depressão são “mentalmente fracas”.

Quando alguém assume que simplesmente remover o acesso de um viciado a drogas vai livrá-los de seu vício.

Sempre que uma pessoa acredita que “um viciado sempre será um viciado”

Quando uma pessoa vê as pessoas e as categoriza como preto ou branco, estudando psicologia muda isso.

O estudo treina os cursos de psicologia para não apenas  entender o comportamento. Do natural ao entorno, o que permite que os que estudam psicologia visualizem a condição de uma pessoa de uma visão comum de cada vez e a apoiem com evidências confiáveis.

Dando uma definição mais precisa do mundo do que apenas uma explicação de “bom senso”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *