O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é uma síndrome comportamental com características de desatenção e impulsividade. Esses sintomas normalmente persistem por seis meses ou mais. Segundo o CDC, a partir de 2016, cerca de 9,4% das crianças entre 2 e 17 anos foram diagnosticadas com TDAH em todo o país. Embora geralmente diagnosticado na infância, o TDAH pode afetar adultos, cerca de 4% da população americana.
O que é Déficit de Atenção TDAH
O TDAH é um rótulo geral que abriga três tipos diferentes: hiperativo, desatento ou combinado. Estes termos separados referem-se à forma como os sintomas se manifestam.
Embora o TDAH esteja predominantemente presente entre os machos, as fêmeas geralmente são diagnosticadas com TDAH desatento. A maioria das pessoas associa o TDAH a um aluno hiperativo correndo em sala de aula. O TDAH desatento pode estar associado com o aluno olhando para a janela e ignorando involuntariamente o trabalho na frente deles.
Sinais ou sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção
Abaixo estão cinco maneiras diferentes em que o TDAH desatento se manifesta.
Muitas vezes sonha acordado ou é facilmente distraído.
O TDAH é tipicamente associado à hiperatividade. Seria estigmatizante e incorreto assumir que pessoas com TDAH não têm momentos de inatividade. No entanto, a inatividade é uma característica predominante do TDAH desatento. Aqueles com uma forma desatento de TDAH mostram inatividade, que, às vezes, é mal interpretada como tranquilidade. No entanto, sua desatenção não é algo que eles podem controlar, e geralmente é um subproduto da falta de concentração.
Esse sintoma pode se tornar problemático quando se trata de fazer o trabalho escolar. Entre as crianças, esse sintoma se manifesta em ambiente de sala de aula, pois a criança terá dificuldade em se envolver em uma atividade por um longo período de tempo ou não prestar atenção ao falar. Em adultos, esse sinal se manifesta da mesma forma que nas crianças.
Fica entediado rapidamente
Outro sintoma rapidamente fica entediado. O tédio em si não é sinal de distúrbio neuroabportamental. Em muitos casos, significa que seu cérebro precisa de mais estimulação mental. No entanto, no contexto do TDAH, ataques frequentes de tédio podem levar à dificuldade de suportar o estresse mental.
Ambientes ou atividades superestimulando podem produzir uma sensação de tédio porque a constante barragem de estímulos pode fazer com que seu cérebro se sinta sobrecarregado. Então, ele desliga ou fica entediado como resposta.
Não presta muita atenção ou é negligente
Não prestar muita atenção aos detalhes pode ser outro sinal de TDAH desatento. Alguém com um tipo desatento pode negligenciar os detalhes e, como resultado, cometer erros desatentos. Esse sintoma pode afetar a produtividade ou a qualidade do trabalho. Infelizmente, esses pequenos erros podem levar outros a acreditar que você não está falando sério sobre lição de casa e, portanto, pode se sentir hesitante em atribuir seu trabalho.
Em uma criança, esse sintoma pode se manifestar durante os exames. A criança pode pular seções inteiras de um teste, mesmo que ele saiba a resposta. Para um adulto, parece assim: não ler documentos ou e-mails antes de enviá-los.
Se você se encontrar lutando com esse sintoma, tente dizer a si mesmo para desacelerar. Pode fazer você se sentir desconfortável porque seu cérebro quer pular para a próxima coisa, mas tente desafiá-lo a gastar um pouco mais.
Esquece as tarefas rotineiras
Como a maioria dos sintomas desta lista, este também lida com uma incapacidade de concentração. Para alguém com TDAH desatento, sua mente corre 1.600 km/l, então é natural esquecer certas coisas ao longo do caminho. Infelizmente, o esquecimento é visto como preguiça.
Esse sintoma pode apresentar uma luta em ambientes escolares ou de trabalho, pois as atividades podem ocasionalmente escorregar.
Se esse sintoma é algo com que você luta com frequência, entre em contato com um amigo ou supervisor confiável para que eles saibam o que está acontecendo. Além disso, contate um terapeuta. Eles podem ajudá-lo a criar um plano que tornará mais fácil lembrar tarefas ou tarefas. Uma vez que você terminar a tarefa, trate-se! Incentive seu cérebro a continuar com uma rotina.
Evita tarefas que requerem foco
Um sinal final de TDAH desatento é evitar atividades que requerem status ativo. Este sintoma é um pouco autoexplicativo. Muitas pessoas com TDAH têm dificuldade em controlar seu foco, por isso não deve ser surpresa que algumas tendem a evitar atividades que requerem muito.
Mas não quero generalizar e dizer que isso se aplica a todos que têm TDAH. Além disso, mesmo que se aplique a você, sua vontade e desejo de fazer o que você quer fazer acabará ganhando.
Para ajudá-lo, tente dividir grandes tarefas em tarefas menores. Sim, tenho certeza que você já ouviu esse conselho muitas vezes, e talvez não pareça necessário dizer isso novamente. Mas, quebrar uma tarefa pode ser útil, pois torna a coisa mais viável. Para ajudá-lo a passar pelo trabalho, tente encontrar algo que funcione para você. Talvez seja ter um amigo ou familiar te enviando mensagens de lembrete ou incentivando você a fazê-lo. Encontre algo que lhe caia bem. Entre em contato com um terapeuta se precisar de mais assistência.
Espero que este artigo tenha sido educativo e informativo. Se você sentir que este artigo descreve algumas das coisas com as quais você pode estar lutando, entre em contato com um profissional para suporte e orientação.